A FADM e aliados invadiram e ocuparam uma das principais bases dos terroristas na província de Cabo Delgado, distrito de Macomia. Entretanto, a fontes seguras das FDS, ouvidas pelo Quaria News, afirmam que durante os ataques a base Catupa, o Comando Conjunto abateu um dos líderes dos terroristas conhecido por Sheik Assane, pelo sinal o dirigente da base Catupa. As operações daquela base eram comandadas pelo Bonomar Machide Omar mais conhecido por IBN OMAR ou NURO ou mesmo Abu Sirake.
Ibn Omar encontra-se fugitivo, segundo afirmam fontes da FADM. Abandonou o seu chefe superior Sheik Assane, mal viu os helicópteros. Sheik Assane era de Nacionalidade Tanzaniana, colaborou bastante no recrutamento de vários jovens moçambicanos e tanzanianos a favor do terrorismo em Cabo Delgado.
De acordo com os capturados, Bonomar Machude Omar é chefe operacional dos ataques, dizem haver mais chefes poderosos que mandam no IBIN OMAR.
A invasão da Base Catupa, para além de resultar no abate do líder Sheik Assane e na captura de alguns militantes do grupo terrorista, resultou também na apreensão de armas, computadores, carregadores, munições, rádios de comunicação. A FADM e aliados conseguiram também documentos de terroristas onde constam os seus planos de ataque, seus alvos principais, lista de alguns elementos do grupo, lista dos novos membros do grupo, seus planos de aquisição de armas e alimentos, entre outros. Portanto, a FADM e aliados continuam a destruir esconderijos deste grupo nas matas da grande floresta densa de Macomia, depois da glocalização com helicópteros e a força terrestre esta penetrando mais para o interior das matas nas margens do Rio Messalo.
(Paula Mawar)
Itís hard to find well-informed people on this subject, but you seem like you know what youíre talking about! Thanks
Thanks