Macunguel: “Presidente Nyusi tem sido muito infeliz nos seus discursos sobre Cabo Delgado!”
A sociedade civil de Cabo Delgado, existe nos bastidores!

O dia 12 de agosto foi escolhido como o Dia Internacional da Juventude ou melhor, o Dia Mundial da Juventude, pois corresponde à data de encerramento da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude realizada em Lisboa em 1998. No ano seguinte, por resolução da ONU, começou-se a celebrar essa data comemorativa.
Conforme as celebrações do dia Mundial da Juventude, a equipa de reportagem do Quaria News entrou em contacto com jovens de Cabo Delgado, concretamente na cidade de Pemba, província cujo desde a cinco de Outubro de 2017, vem sofrendo vários ataques terroristas do grupo Ansar-al-Sunna Moçambique, para colher seus depoimentos correlação a este dia. Deste modo, de acordo com Estêvão Macunguel Júnior, os jovens de Cabo Delgado têm um sentimento de muita injustiça no tange a situação vivida naquele canto do país. Macunguel disse que, a juventude precisa de uma mudança, isso começa na forma de ver a situação atual relativamente ao futuro do país, uma vez que o rumo de Moçambique deixa a desejar para os jovens, e não só, para todos os Moçambicanos no geral, se não as elite que saem em benefício as falcatruas por eles cometidas sem piedade a este povo inocente.

“Temos que apostar em novos horizontes e nova liderança para fazermos alguma comparação de gestão do país assim como os governos locais. Mas isso só podemos decidir nas urnas, então, é hora de pensar, analisar e fazer balanço dos 45 anos de independência….e nada mudou, somente as contas dos políticos..enfim”. Rematou Macunguel.
O Governo pouco faz para acabar com esta guerra na nossa província. “O Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi tem sido muito infeliz nos seus discursos sobre Cabo Delgado, isto nos machuca muito como população que diariamente acolhe parentes que fogem das zonas em conflito. Temos mais de 10 pessoas em nossas casas. Estamos a fazer funerais constantes e ainda ficamos sem saber onde estão os outros parentes desaparecidos”. Acrescentou ainda. Macunguel disse ainda que este é o momento de pedir mais apoio para eliminar os terroristas. ” isto é uma guerrilha, de facto é difícil de se combater. Mas nós que estamos a sentir na pele esta guerra, sentimos e percebemos que há muita pouca importância em se acabar com isto por conta de um grupo de pessoas no poder que saem em beneficio disto que estamos a passar. Isto não é segredo. Há quem se beneficia com as mortes dos nossos pais aqui em Cabo Delgado.” Veja que os terroristas são mais equipados, porque? Como é que isto acontece. Estevão Macunguel Júnior, acrescentou ainda que a província de Cabo Delgado existe sociedade civil nos bastidores.
” Ha muita medo no seio da nossa sociedade civil em exigir a paz. Todos lutam para encher seus estômagos e murmuram nos bastidores.” Chutou Macunguel.
Numa altura de muita dor em Cabo Delgado, Estêvão Macunguel Junior, exige paz e segurança em Cabo Delgado. Dando os parabéns ao esforço dado pelo Governo/Estado pesoembora haja dentro dela um grupinho de pessoas que estregam o país de Moçambique. Aos jovens de Cabo Delgado e Moçambique, vamos nos unir e lutarmos para um Moçambique melhor. ( Paula Mawar).